Curso Parte2

Conhecendo as Instruções

Passamos agora a parte de programação, apresentaremos no decorrer das próximas páginas os comandos na linguagem Assembly do PIC, o que torna mais simples a progração e correção dos programas, e nada impede que você programe em outra  linguagem de sua preferência.

É importante que você entenda corretamente os termos utilizados na construção dos nomes das instruções e seus argumentos, para facilitar seu aprendizado, os mesmos termos são ainda utilizados na maioria dos Datas Sheet da família PIC.

Work : è um registrador temporário para as operações da ULA. No Assembler do PIC, ele é conhecido como W. Também é comum chama-lo de acumulador.

File : Posição de memória, utiliza a letra F para sua representação nos nomes de instrução e f nos seus argumentos.

Literal : um número qualquer que pode ser escreito na forma decimal binária ou hexadecimal. Utilizamos a letra L para sua representação nos nomes e k nos seus argumentos.

Destino : Local onde deve ser armazenado o resultado de uma operação. Existem somente 2 destinos possíveis: W que coloca o resultado em Work, e F, que guarda o resultado no registrador . O destino é representado pela letra d .

Bit : Referece a um bit específico dentro de um Byte. Utiliza a letra 'B' para sua representação nos nomes das instruções e 'b' nos seus argumentos.

Set : Refere-se ao ato de tornar um bit equivalente a um '1' . Utiliza a letra 'S' para representa-lo .

Clear : Refer-se ao 'clear' isto é tornar um bit equivalente a zero '0' . Usa-se a letra 'C' para representa-lo.

Os termos utilizados para as ações das instruções são práticamente auto explicativos e iremos detalhar durante os decorrer do curso. A seguir os principais termos utilizados:

ADD   : soma
AND   : lógica 'E'
CLR    : limpar, zerar (clear)
COM  : complemento
DEC   : decremento
INC    : incremento
IOR    : lógica 'OU'
MOV : mover, transferir
RL     : rotacionar um bit para esquerda
RR     : rotacionar um bit para direita
SUB  : subtração
SWAP : inversão entre as parte altas e baixas de um registrador
XOR   : lógica 'OU' exclusivo


Direto ao assunto:

Nesta etapa utilizaremos a plataforma de desenvolvimento MPLAB da Microchip que pode ser baixado direto do site da própria Microchip ou instalar a partir do CD fornecido com o copilador WinPic800.

Lembre-se de sempre organizar de uma forma lógica e descritiva seus arquivos fonte para não ter problemas mais tarde tais como : para que tal arquivo foi desenvolvido e mesmo para que outras pessoas possam entender para que serve seu arquivo.

Afim de padronizar e agilizar a programação existe a possibilidade de criarmos e utilizarmos arquivos de definições, denominados pela Microchip de arquivos  "INCLUDES" os quais que nada mais são do que arquivos de texto ou código fonte, que serão nclusos durante a compilação do seu programa. Os arquivos includes devem ser gravados com extensão .inc .

Para a utilização de um arquivo de definições deve se utilizar a seguinte sintaxe:

#INCLUDE  <nome_do_arquivo.inc>

Para esse tipo de declaração o 'nome_do_arquivo.inc' deve estar localizado no mesmo diretório de instalação do MPLAB.

Para arquivos personalizados ou criados por você , além do nome do arquivo é preciso sua loclização completa. Neste caso deve se substituir os símbolos < e > por aspas " ".

#INCLUDE   " Drive: diretório\meu_arquivo.inc"